15 metas para 2015

2015 goals

Será que ainda dá tempo de listar minhas metas pro novo ano? Espero que sim, porque é isso que eu vou fazer agora haha! Sei que to meio atrasada para isso, mas é que eu tinha feito um post enorme com uma retrospectiva do meu 2014 + minhas metas para 2015 e infelizmente não consegui postá-lo a tempo. Decidi então esquecer a retrospectiva e ir direto para as minhas metas.

Sou uma dessas pessoas que acham que você não precisa de um ano novo para mudar. Apesar disso, acredito que a virada do ano nos dá um empurrãozinho necessário para colocar em prática o que desejamos para nós mesmo. Tendo dito isso, quero que 2015 seja um ano de crescimento pessoal pra mim. Quero que minha prioridade seja cuidar do meu corpo e da minha mente, para que eu possa assim aproveitar 100% do que o novo ano tem a me oferecer. Sem mais delongas, aqui vai a lista (sem nenhuma ordem definida).

drink more water

BEBER MAIS ÁGUA
Essa é uma meta recorrente nas minhas resoluções de ano novo desde que eu comecei a fazer metas. Eu nunca fui uma pessoa que tomava muita água então eu sempre achei muito difícil fazer essa resolução funcionar. Do meio pro final do ano passado, no entanto, o calor e a seca em Brasília (na UnB principalmente) aumentou demais, o que me obrigou a levar uma garrafinha de água pra faculdade todos os dias. Comecei a progressivamente tomar mais água e alcançava facilmente o meu “objetivo” de 1,5L por dia. O que me motivava a continuar tomando bastante água (além do calor insuportável) era o fato que eu comecei a ver resultados ótimos na minha pele, no meu cabelo e até na minha disposição… Infelizmente no final do ano eu parei um pouco com esse hábito, mas pretendo voltar com ele em 2015 (e 2016, 2017, 2018…).

MAIS DIAS SEM MAQUIAGEM
Maquiagem é uma das minhas paixões, e apesar de não passar muito no dia-a-dia, não dispenso um corretivo e um rímel. Em 2015 quero ter mais dias de cara lavada, sem maquiagem nenhuma. Isso para deixar minha pele respirar e também para aprender a me sentir confortável comigo mesma (com as olheiras, as sardinhas, as sobrancelhas falhas…).

excercise more

EXERCITAR-ME MAIS
Outra meta que sempre está nas minhas listas. Sou e quase sempre fui sedentária (sério gente, eu fico ofegante ao subir um lance de escadas) e preciso muito mudar isso! Não só pela questão estética, mas principalmente pela minha saúde. Nunca gostei de praticar esportes (tirando dança e talvez basquete – o que não ajuda com essa minha estatura haha) então a opção para mim é a academia, o que não é muito animador para a maioria das pessoas. Academia pode ser bem chato, eu sei, mas eu prefiro do que fazer algum esporte. Além disso, meu objetivo principal é ganhar bastante massa magra, então musculação é a melhor opção no momento.

MEDITAR MAIS
Descobri a meditação há algum tempo quando estava a procura de meios pra aliviar ansiedade e stress. Sinceramente, a meditação foi uma das minhas melhores descobertas de 2014. Ainda não consigo meditar “sozinha”, então sempre faço meditação guiada, pelo site Calm.com. O site é em inglês, mas é que eu não achei um site de meditação guiada bom em português. Além disso, eles têm um app muito bom, ou seja, dá pra meditar onde você quiser. Sempre me sinto instantaneamente melhor depois de cada sessão, e sei que os benefícios a longo prazo são muito bons. Quero meditar pelo menos 4 vezes por semana em 2015 (e não só quando eu estiver mal)!

praktica

TIRAR MAIS FOTOS
Ano passado mal toquei na minha amada Canon Rebel T3 (que atende pelo nome de George)*. Fiquei dependente das fotos do celular e deixei um pouco de explorar uma das minhas paixões, que é a fotografia. Esse ano quero tirar mais fotos, descobrir todas as configurações da minha câmera, sair da minha zona de conforto e fotografar em outros lugares… Enfim, quero registrar mais momentos.
* sim, eu dou nome pras minhas câmeras. hehe

SER MAIS ESPONTÂNEA
Sou uma pessoa que pensa muito antes de agir. Na verdade, eu penso até demais. Isso me prejudica muitas vezes, porque fica cada vez mais difícil ser espontânea e saber lidar com situações inusitadas. Por exemplo, se eu vou sair com a galera, eu gosto de saber com antecedência quem vai, que horas é pra chegar, onde vamos, que roupa eu vou usar… Ou se alguma coisa dá errado em algo que eu planejei, eu meio que dou uma pirada. Quero aprender a ser mais espontânea até pra poder aproveitar mais os momentos (ao invés de ficar me preocupando o tempo todo).

organized

SER MAIS ORGANIZADA
Eu sou provavelmente uma das pessoas mais desorganizadas que eu conheço. Acho que é uma das características que menos gosto em mim, mas estou disposta a mudá-la. Se eu me organizar mais, terei menos stress, menos ansiedade, mais tempo para me preocupar com coisas mais importantes… Ser organizada basicamente vai facilitar muito minha vida. haha (:

DIZER MAIS O QUE SINTO
Essa meta vem de mãos dadas com a de ser mais espontânea. Muitas vezes eu to morrendo de saudade da pessoa mas não vou lá e falo pra ela. Fico só pensando e guardando pra mim mesma. Idiotice minha né, eu sei. Por isso, em 2015, quero dizer mais o que sinto. Quero expressar minhas vontades, saudades, desejos, meus sentimentos, tudo… Parar de guardar tudo pra mim.

LNT

SAIR MAIS COM MINHAS AMIGAS
Quero sair mais com minhas amigas porque 1) morro de saudade delas no meu dia-a-dia e 2) sair com elas é muito bom! Sempre fui muito caseira, mas estou disposta a sair pra (quase) todo lugar se for pra ficar com elas <3 Quero me cercar de pessoas que me fazem bem e estar mais presente na vida de quem eu amo!

NÃO DEIXAR O STRESS TOMAR CONTA DE MIM
Essa meta é relacionada principalmente com minha faculdade. Todo final de semestre eu fico muito estressada com as matérias e provas e tal, e esse estresse acaba tomando conta de mim. Perco o apetite, não consigo dormir, fico ansiosa, fico irritada, fico triste… Tudo ao mesmo tempo. Preciso muito saber administrar o stress e acho que a academia e a meditação ajudarão bastante.

NÃO DEIXAR MATÉRIA ACUMULAR
Essa meta também vem juntinho com a de ser mais organizada. Se eu me organizar melhor, conseguirei não deixar matéria acumular para as provas/finais de semestre e não ficarei tão estressada quanto eu fico atualmente. Além disso, eu aprenderei muito mais facilmente.

LER PELO MENOS 20 LIVROS
Sei que a carga de leitura da faculdade está cada vez aumentando mais, por isso não é nada realista colocar como meta ler mais de 20 livros por ano. Se eu conseguir ler mais, ótimo! Mas se eu não conseguir também não vou ficar decepcionada comigo mesma. Além disso, em 2015 eu faço 20 anos e achei legal combinar minha meta com minha idade hehe. Sigam-me no Goodreads para acompanharem os livros que estou lendo, assim como minha avaliação para cada um deles.

more blog posts

FAZER MAIS POSTS
Quero me dedicar mais a esse espaço também. Estou cheia de ideias pro ano novo que estou doida para compartilhar com vocês! Isso inclui mais fotografias, mais textos autorais, mais playlists, mais dicas de viagens… E coisas novas, como uma nova categoria: a de Receitinhas! Essa categoria estreia semana que vem e espero que vocês gostem!

COMEÇAR AS AULAS DE FRANCÊS
Isso é uma coisa que eu deveria ter feito assim que comecei a faculdade. Para quem não sabe, eu faço Relações Internacionais na Universidade de Brasília. Para eu me formar, a UnB exige que eu tenha proficiência em pelo menos duas línguas que não sejam o português, uma delas sendo obrigatoriamente o inglês. Eu já tenho testes de proficiência em inglês, mas não sei nadica de nada de outra língua. Claro, eu sei arranhar no espanhol, mas nada de proficiência. A língua que eu escolhi fazer agora foi o francês, que é a “língua oficial da diplomacia”, além de ser em geral um idioma legal de se aprender. No futuro quero aprender mais vários idiomas (quanto mais, melhor), mas agora eu preciso me focar em um só. O problema é que eu estou quase na metade do meu curso. Não dá tempo de terminar nenhum curso regular de francês a tempo de fazer uma prova de proficiência e eu conseguir me formar. Ou seja, eu vou ter que correr e me virar nos 30 para aprender francês o mais rápido possível. Intensivos e cursos de verão, aqui vou eu!

coffee

DIMINUIR O CONSUMO DE CAFÉ
Por último, mas não menos importante, vem a meta que eu menos gosto: dar uma regulada na quantidade de café que eu tomo. Quem me conhece sabe que eu sou viciada em café (sempre fui na verdade). Sério, viciada mesmo. Não consigo parar. Tomo demais. Na Inglaterra eu costumava tomar até 3 canecas de café por dia, todos os dias. Só percebi que eu estava viciada mesmo quando o café começou a me dar problemas de saúde e eu não consegui parar. Desde então eu tento parar de tomar e não consigo. Em 2015 quero tentar reduzir ao máximo meu consumo dessa bebida dos deuses. Recentemente eu comecei a tomar café descafeinado, e apesar do gosto não chegar perto ao legítimo café preto, dá pro gasto. Minha meta é me permitir tomar café (com cafeína mesmo) no máximo uma vez por semana. Espero que assim eu consiga me “desviciar” e poder aproveitar minha bebida preferida sem peso na consciência.


Para me ajudar a alcançar meus objetivos propostos acima, baixei o aplicativo Coach.me (que se chamava Lift). A Forbes publicou esse artigo bem legal sobre o aplicativo, depois dêem uma olhada! Além disso, vou colocar aqui embaixo vários posts que dão dicas de como ser mais produtivo, mais saudável, etc… Desculpem-me pelos links serem quase todos em inglês :/

How to stay motivated & achieve your goals – part 1: List Making!
How to stay motivated & achieve your goals – part 2: Rewards!
10 tips for a productive life
5 ways to feel more confident
Top 10 ways to motivate yourself to become healthier & happier
5 dicas para ser mais saudável
29 things to remember for the New Year
What to do with your life – vlogbrothers’ video

Enfim, é isso. Desculpem-me pelo post enorme. Achei melhor explicar cada uma das minhas metas ao invés de apenas listá-las. E vocês? Quais são suas metas para 2015? Digam-me nos comentários!

<3

 

Author: Tatyanna Gois

Tatyanna Gois é brasiliense, tem 22 anos e prefere ser chamada de Taty. Cursa Relações Internacionais mas ama fotografia, maquiagens e um bom café coado. É viciada em internet e não vive sem o celular na mão. Ela é daquelas sonhadoras incuráveis, que colocam um pouco do seu coração em tudo que decidem fazer. ♡

Deixe um comentário!