Chichester | Taty in the UK

chichester cathedral

O post de hoje vai ser sobre a cidadezinha que conquistou meu coração e virou meu lar pelos meses que passei na Inglaterra: Chichester.

Chi (pros íntimos) é uma cidade bem pequena no sul da Inglaterra. Para vocês terem uma noção, o senso de 2001 diz que Chichester tinha apenas pouco mais de 23 mil habitantes! Meu bairro aqui em Brasília tem quase de 6 vezes mais… Ou seja, eu me mudei de uma cidade relativamente grande para uma bem pequenininha… e amei! Chichester fica a 87km de Londres (mais ou menos 1h30 de trem ou de carro).

Sinceramente não conheci ninguém no intercâmbio que não tenha gostado de Chi! Apesar de ser uma cidade pequena de interior, Chichester tem (quase) tudo que você precisa. Desde cafés mais famosos como Starbucks e Costa Coffee até os menos conhecidos (mas tão deliciosos quanto); lojas famosas como Topshop, H&M, New Look, Claire’s, Acessorize, Lush, The Body Shop, Boots, Superdrug, HMV, House Of Fraser, Cath Kidston…; charity shops (brechós); livrarias como a Waterstones; Shake-a-Delic (onde fazem os melhores milkshakes da face da Terra!); vários supermercados famosos como o Tesco, Sainsbury’s, Waitrose, Marks and Spencer; restaurantes, pubs e fast foods como McDonalds, Subway, Pizza Hut… Enfim, tinha de tudo um pouco! O que você não encontrava em Chichester você encontrava facilmente em outras cidades vizinhas (como minhas amadas Brighton e Portsmouth) ou mesmo em Londres.

chichester streets chichester streets

O transporte público em Chichester é eficiente porém caro (como no resto da Inglaterra). Eu tinha que ir/voltar para casa de ônibus (aleluia tinha desconto para estudante!) mas fazia tudo no centro andando. Muita gente utiliza bicicleta, que é um ótimo meio de evitar pegar o carro. Quando eu saia de noite eu voltava de taxi porque os ônibus encerravam suas atividades relativamente cedo.

Chichester é uma cidade calma, tranquila e uma das mais seguras que já vi. Como é bem antiga e sem muita “agitação”, o que movimenta a cidade e lhe traz vida são o Chichester College (onde estudei) e a Chichester University. Essas duas instituições atraem muitos jovens de várias partes da Inglaterra e do mundo. O College é bastante famoso pelo excelente trabalho que faz com os alunos internacionais, o que explica a grande quantidade de estrangeiros e intercambistas na cidade. Isso foi ótimo para mim porque pude conhecer gente do mundo inteiro!

chichester college chichester college

Eu morava num bairro mais novo e mais afastado do centro da cidade, em Tangmere. Ia e voltava para o college de ônibus já que meus horários eram um pouco diferentes do resto da minha família e demorava certa de 30 min (já que minha casa ficava no último ponto e meu college em um dos primeiros).

tangmere

eu morava numa dessas casas grudadinhas de tijolinhos – que parecem um prédio mas na verdade são várias casas

O “ponto turístico” mais visitado da cidade é a Chichester Cathedral, uma catedral linda (tanto por dentro quanto por fora) mais antiga que o Brasil. Em dias de calor, as pessoas sentam na frente do gramado da catedral para conversar, jogar bola e absorver um pouco dos tão raros raios de sol. O mesmo acontece no gramado na frente do College e basicamente todo gramado que você ver pela frente (sério!).

Chichester Cathedral chichester cathedral chichester college chi college taty in the uk

Uma das coisas mais fofas que acontecem em Chi são as comemorações de datas comemorativas. A cidade toda se aglomera no centro da cidade para a “inauguração” da árvore de natal e para acenderem as luzinhas de natal nas ruas, por exemplo. Na comemoração do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, por exemplo, aconteceram várias festinhas nas ruas e um grande desfile no centro. Até meu host brother Tommy estava lá desfilando, coisa mais fofa!

IMG_1237 IMG_1246

Eu particularmente acho o countyside (interior) da Inglaterra encantador. Sempre que passava pelos campos e pelas casinhas fofas ao caminho do college eu ficava admirando aquela beleza peculiar e sentia uma calma imensa! É um contraste maravilhoso com a selva de pedra que é Londres <3

bishop's garden chichester

o Bishop’s Palace Garden é um dos meus lugares preferidos! é um jardim enorme, perfeito para fotografar. adorava sair com as meninas (ou com minha turma de fotografia) para uma sessão lá!

Bom, agora estou aqui escrevendo e meu corpo e alma são só saudade. Saudade daquela cidade que realmente me fez sentir em casa, que conquistou meu coração e fez parte da minha rotina durante um ano. Desde antes de embarcar, quando eu escolhi a cidade (eu tinha quatro opções: Chichester, Worthing, Hove e Bournemouth), eu comecei a me apaixonar pelo lugar. Minhas melhores memórias foram feitas lá e eu sonho com o dia que eu vou me reencontrar com meu segundo lar!


Bom, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais de Chi! O próximo post falará sobre a escola. “Você fez high school ou faculdade?” “Quais matérias você pegava?” “Era difícil?” “Como era estudar matemática em inglês?”, entre outras perguntas serão respondidas.

ps: acho que vou explodir se escrever tchítchestêr Chichester mais uma vez…

<3

 

Author: Tatyanna Gois

Tatyanna Gois é brasiliense, tem 22 anos e prefere ser chamada de Taty. Cursa Relações Internacionais mas ama fotografia, maquiagens e um bom café coado. É viciada em internet e não vive sem o celular na mão. Ela é daquelas sonhadoras incuráveis, que colocam um pouco do seu coração em tudo que decidem fazer. ♡

Deixe um comentário!