Como eu limpo os pincéis de maquiagem

makeup brushes

Depois de quase duas semanas sem postar, aqui estou. Provas, faculdade, viagem pra São Paulo para ver o Ed Sheeran (que vai virar post nos próximos dias) me atrasaram no quesito “posts pro blog”. Sem mais delongas, resolvi fazer um post explicando como eu limpo meus pincéis de maquiagem.

Antes de tudo quero dizer que existem várias técnicas e produtos usados para limpar os pincéis, mas vou ensinar a que eu uso há um tempo e que funciona super bem. O melhor de tudo: é super rápido, fácil e barato!

makeup brushes

Limpar corretamente meus pincéis de maquiagem é algo que eu não costumava fazer. Depois que caiu a ficha que aquela maquiagem toda acumulada nos pincéis criaria bactérias e eu passaria aquilo diariamente na minha pele, resolvi criar vergonha na cara e lavá-los regularmente.

limpar pincel de maquiagem

Felizmente achei uma técnica rápida e bem baratinha! O segredo de tudo é shampoo neutro! Aqueles de passar em bebê mesmo, sabe? O que eu uso é da Johnson&Johnson, o mais comum, que você acha em qualquer farmácia. Tem gente que usa óleo de cozinha antes, álcool, condicionador depois, etc., mas eu prefiro apenas o shampoo, que não danifica as cerdas do pincel e não deixa nenhum resíduo. Claro, existem produtos feitos exatamente para higienização dos pincéis, como esse aqui da MAC. De qualquer forma, prefiro o shampoo neutro.

makeup brushes makeup brushes makeup brushes

Como podem ver, meus pincéis estavam bem sujos antes. Eu tento limpá-los pelo menos de 15 em 15 dias, principalmente os que eu uso mais (de blush e de esfumar).

makeup brushes

O passo-a-passo é bem simples, mas tem que ficar atento a alguns detalhes. Confira tudo ai embaixo!

1º PASSO: MOLHAR OS PINCÉIS

Primeiramente, molhe as cerdas do pincel com água corrente morninha. Cuidado: a água quente demais pode danificar as cerdas! Outro cuidado bem importante, é não deixar a água passar por essa partezinha que está assinalada na foto abaixo. Ali é justamente a parte que fica a cola que gruda as cerdas do pincel, então se a água chegar lá, pode o pincel pode perder as cerdas. Além disso (e pelo mesmo motivo), deixe sempre o pincel na diagonal, com os pêlos virados para baixo.

makeup brushes makeup brushes makeup brushes

2º PASSO: SHAMPOO

Coloque uma pequena quantidade do shampoo neutro na palma da mão e gire o pincel lá até fazer espuma (e você sentir que saiu toda a sujeira). Pode girar pros dois lados, fazer movimento de vai e volta… Nos pincéis mais densos, como os de rosto, eu costumo fazer o passo-a-passo duas vezes, para garantir que eu tirei todo o resto de maquiagem que tinha neles.

clean makeup brushes makeup brushes

3º PASSO: ENXAGUAR

Esse passo é bem direto: agora é hora de enxaguar o pincel em água corrente e tirar todo o shampoo dele. Lembre-se de novo de deixar o pincel na diagonal virado para baixo e não molhar a junção das partes do pincel.

makeup brushes

4º PASSO: SECAR

O último passo também é bem simples. Basta tirar o excesso de água com a mão (escorrendo de cima para baixo) e colocar os pincéis sobre uma toalha seca, de preferência com as cerdas para fora (para não danificar o formato original do pincel). Como costumo fazer isso tudo de tardezinha ou a noite, de manhã eles já estão todos secos, limpos e prontos para serem usados!

makeup brushes makeup brushes

Então, vou confessar que fazer isso toda semana não é a coisa mais interessante e divertida do mundo, mas eu aproveito esse tempo para ver algum vídeo no youtube, escutar algum podcast legal ou até mesmo alguma música. O melhor de tudo é a sensação de um pincel bem limpinho <3 Amo amo amo!

Observação: para limpar a esponjinha, eu simplesmente a saturo de água, coloco o shampoo em cima dela e vou “espremendo”, até o shampoo penetrar e tirar as impurezas. Como eu uso a esponjinha para passar corretivo ou base, dá pra ver bem o produto saindo. Depois é só garantir que todo o shampoo saiu direitinho e pronto!

E ai, o que acharam? Bem fácil, né? Alguém ai já conhecia essa “técnica”? Têm outras pra me indicar? Digam-me nos comentários!

<3

Author: Tatyanna Gois

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *