Cuidados com o cabelo ruivo

redhead

Hoje vim falar de algo que sempre me perguntam: como cuidar do cabelo ruivo. Se você é ruiva natural (estou aqui morrendo de inveja), esse post provavelmente não é para você, porque vou focar nas ruivas tingidas. A protagonista do post de hoje é uma das ruivinhas mais fofas da Disney: a Merida! <3

Merida

O vermelho (incluindo desde o mais intenso até o mais acobreado) infelizmente é a cor que mais desbota no mundo dos cabelos tingidos. Como pinto meu cabelo de ruivo há quase 4 anos, peguei algumas dicas ao longo do tempo para não só prolongar a duração da cor, mas também deixar as madeixas em melhores condições (já que a tinta pode ressecar e estragar o cabelo).

DEIXAR A COR FIXAR

redhead redhead

Primeiramente, devo dizer que se você “virou” ruiva recentemente e já na primeira lavagem a cor mudou completamente, não se assuste! A cor demora um pouco para fixar, principalmente se você é loira ou descoloriu o cabelo. Geralmente apenas depois de algumas tinturas que a cor realmente fixa nas madeixas. A tinta que eu uso e recomendo é a 8.34 da Majirel. Tenho um post inteirinho dedicado à ela (clique aqui para conferir!).

SHAMPOO E CONDICIONADOR ESPECÍFICOS

redhead redhead

A primeira coisa que você tem que fazer se quiser melhorar a durabilidade da sua cor e a textura do seu cabelo é usar shampoo e condicionador específicos para cabelos tingidos. Obviamente, usar de preferência os específicos para cabelos ruivos (e sem sulfato!). Gosto bastante dessa linha da John Frieda!

HIDRATAÇÃO

redhead

O cabelo geralmente resseca bastante quando é tingido. Um cabelo hidratado e saudável recebe a tinta muito melhor! Por isso, recomendo que façam hidratação no cabelo pelo menos de 15 em 15 dias. Estou usando uma combinação de Bepantol para cabelos + uma máscara hidratante e os resultados são visíveis já na primeira hidratação!

LEAVE-IN CONDITIONER

redhead redhead

Os cabelos tingidos ficam mais fracos e mais eláticos, além de mais secos. Para melhorar isso, use um condicionador leave-in depois de lavar e antes de desembaraçar o cabelo. Além de hidratar, o leave-in faz com que o cabelo não quebre tanto quando você estiver penteando.

LAVAR O CABELO MENOS

redhead redhead

Li em uma matéria na internet que uma das coisas mais saudáveis que você pode fazer pelo seu cabelo e deixar de lavá-lo com tanta frequência. Obviamente não é pra deixar o cabelo oleoso e nojento, por isso o shampoo à seco é seu melhor amigo! O melhor que eu já usei até agora foi o da Batiste. Ao deixar de lavar tantas vezes eu prolongo bastante o tempo de duração da coloração.

ÁGUA QUENTE JAMAIS

redhead

Não é surpresa pra ninguém quando eu digo que água muito quente faz mal para o cabelo (e pra pele, pras unhas…). Eu definitivamente sou culpada de não seguir essa dica (quem resiste a um banho quentinho?!), mas estou tentando mudar meus hábitos. A água quente tira a vida do cabelo tingido, por isso tente usar pelo menos a água mais morna. Dar uma chuveirada de água fria nas madeixas também as deixa com mais brilho e o aspecto mais saudável.

DIGA TCHAU AO CLORO

Falando em água, evite ao máximo o cloro das piscinas. Ele danifica muuuito o cabelo tingido (principalmente o tingido de ruivo)! Água normal e água salgada são ok, mas a com cloro não!

EVITAR O SECADOR (E A CHAPINHA E O BABYLISS…)

redhead

Como acontece com todas as cores de cabelo, modelar o cabelo com secadores/chapinhas/babyliss tira a vida do cabelo vermelho. Quando você realmente precisar usá-los, coloque um protetor térmico antes, para diminuir o dano. Como meu cabelo não é liso natural, sou culpada de usar a chapinha e o secador mais vezes do que eu gostaria. Mais ou menos duas vezes na semana eu faço cachos com a chapinha, como eu mostrei nesse post. Vou tentar diminuir o número de vezes que faço isso, assim como investir num protetor térmico melhor.

FUJA DO SOL

O sol também é um “inimigo” das ruivas. Não é como as loiras e morenas, que até conseguem algumas mechas naturais quando passam o dia no sol. O sol deixa os cabelos ruivos sem vida, sem graça, sem cor. Por isso, o melhor é se proteger com um chapéu ou borrifar algum produto com SPF nas madeixas. Eu quase não fico no sol, porque né… sou meio Branca de Neve hehe. Então proteger meu cabelo do sol é bem natural pra mim.


É isso! Espero que tenham gostado das dicas acima. Caso tenham mais alguma dica/sugestão, sintam-se à vontade para compartilhá-las nos comentários.

<3

Author: Tatyanna Gois

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *