Desafio minimalista: semana 1

Como eu falei nesse post, resolvi participar do 30-day Minimalism Challenge no mês de fevereiro. Uma semana já se passou e vim compartilhar com vocês como está sendo meu progresso. Confesso que alguns assignments foram mais difíceis que eu pensava, mas a experiência em geral está sendo ótima.

2 years together

1. PRACTICE GRATITUDE
Ter um estilo de vida minimalista é, acima de tudo, apreciar as pequenas (e grandes) coisas que fazem parte da sua vida. A tarefa desse dia era para escrever uma longa lista de pessoas e coisas aos quais você é grata. Há pouco tempo atrás eu já tinha feito uma lista dessas, mas resolvi acrescentar mais alguns itens. Esse dia em questão foi muito especial pra mim! Primeiramente, estava completando 2 anos de namoro. <3 Além disso, tudo parecia estar dando certo. Eu estava realmente me sentindo grata por cada detalhe do meu dia! Ah, se todos os dias pudessem ser como esse…

meditação da lua cheia

2. MEDITATE FOR 15 MINUTES
Meditação é algo que eu quero incorporar cada vez mais no meu dia-a-dia. É uma das minhas metas para 2015! Aproveitei que esse era o dia da Meditação da Lua Cheia e fui para o CCBB meditar (com mais dezenas e dezenas de pessoas!). Foi maravilhoso como sempre! Para quem não sabe, toda lua cheia acontecem meditações guiadas por todo o Brasil. Aqui em Brasília sempre é no CCBB. Você não precisa saber meditar sozinho, só precisa levar algo para se sentar confortavelmente (um yoga mat, um colchonete, uma canga, uma toalha…). Acessem a página da Arte de Viver para saberem quando e onde será a próxima! Eu recomendo bastante!

declutter

3. DECLUTTER YOUR DIGITAL LIFE
A tarefa desse dia era de “organizar” a desordem que é minha vida digital. Ou seja, apagar tudo que eu não preciso (fotos, documentos, etc) e organizar meu desktop/celular para que possa achar o que preciso com facilidade. Foi de longe a tarefa mais difícil! Infelizmente não consegui terminar essa tarefa em 1 dia, mas continuei a fazê-la no dia seguinte. Acontece que eu tenho muita coisa no meu celular/laptop/HD externo. Muita mesmo! Só do meu celular, excluí mais de 3000 fotos! Do laptop então nem se fala… Confesso que foi um assignment bem trabalhoso, mas que valeu muito a pena! A sensação de leveza e organização que dá depois é maravilhosa!

unfollow and unfriend

4. UNFOLLOW AND UNFRIEND
Essa tarefa vem de mãos dadas com a do dia anterior. Era basicamente para eu dar unfollow e unfriend nas pessoas que não me interessavam mais seguir/ser amigos nas redes sociais. Foi libertador! Deixei de seguir pessoas que não postavam há meses, artistas que eu não curtia mais, pessoas que eu não conhecia direito… Fiz isso no instagram e no twitter, deixando de seguir mais de 200 pessoas em cada. No facebook foi um pouco diferente. Muita gente me adicionou por causa do meu intercâmbio (eles queriam tirar dúvidas e tal). O problema é que depois eu enchi meu feed de gente que eu não conhecia. Eu ficava até aborrecida toda vez que entrava lá… Então ao invés de excluí-los da minha lista de amigos, apenas cancelei a assinatura deles. Ou seja, eles ainda estariam como “amigos” no facebook, mas eu não receberia as atualizações deles no meu feed. Fiz isso com quase metade da minha lista de “amigos” lá e foi ótimo! Agora tenho um feed muito mais limpo e com atualizações que me interessam. Recomendo a todos a fazer isso!

phone off

5. NO EMAIL OR SOCIAL MEDIA UNTIL LUNCH
Escolhi a tarefa de “sem email ou redes sociais até o almoço” para esse dia porque passei os dois dias anteriores na internet o tempo todo, organizando minha vida digital. Confesso que tenho um hábito péssimo de, assim que eu acordar, checar todas minhas redes sociais, emails e whatsapp. Sério, eu (literalmente) nem saí da cama e já to lá vendo o Twitter, o Facebook, o Instagram, o Whatsapp, o Timehop, meus emails, minha vila no Clash Of Clans (hehe)… O objetivo dessa tarefa é usar as nossas horas mais produtivas do dia (que geralmente consiste na manhã) para resolver/fazer coisas e resistir a checar seu feed até a hora do almoço. Essa tarefa na verdade foi mais fácil que eu pensava (e não, eu não dormi até a hora do almoço!). Acordei cedo, fui para academia, fiz panquecas (e tirei fotos para depois postar no blog), escrevi… Enfim, a manhã foi bem produtiva! E eu nem senti falta de ficar checando minhas redes sociais o tempo todo. Recomendo que façam isso também!

6. FOLLOW A MORNING RITUAL
A tarefa desse dia foi a de começar o dia com um ritual matinal relaxante e energizante. De novo, a tarefa implicava que eu não iria checar minhas redes sociais imediatamente assim que acordasse. Essa é uma das tarefas que não vou conseguir continuar no meu dia-a-dia assim que as aulas começarem, mas posso tentar fazê-la sempre que possível. Comecei meu dia com um café da leve, coloquei roupas confortáveis e fui fazer uma sessão de yoga (em casa mesmo). Lembra que no dia anterior eu tinha ido à academia? Pois é, eu fiquei super dolorida depois! 😛 A yoga me ajudou a alongar e relaxar meus músculos doloridos! Segui com uma sessão de 20 minutos de meditação, que me deixou num estado de paz maravilhoso! Finalizei meu “ritual” com um banho relaxante e aproveitei para cuidar da minha pele com os produtos que eu uso na minha pamper evening. (sim, incluindo a máscara facial azul e tal)

7. IDENTIFY YOUR 3 TO 6 MAIN PRIORITIES
A última tarefa da semana foi a que eu quase esqueci de fazer! Ops! Lembrei nos 45 do segundo tempo, mas fiz! O blog Into Mind diz que o minimalismo é, acima de tudo, identificar o que importa mais para você na sua vida e adicionar mais dessas coisas na sua rotina. O assignment era para identificar de 3 a 6 prioridades na minha vida e foi isso que eu fiz. Elas são:
1. Minha família (namorado incluso). Eles são minha base, meu tesouro mais precioso, meu tudo!
2. Minha saúde e felicidade. É algo que eu estou aprendendo a priorizar cada vez mais. Não posso “esquecer” de mim.
3. Meus amigos. Aqueles que não desistiram de mim mesmo que eu tenha ficado muito chata! Haha
4. Amar e ser amada. Dentro dos vários significados que pode ter, a minha tatuagem serve para me lembrar sempre de amar e ser amada. Muito, intensamente!
5. Ser gentil. Pode ser um gesto simples, mas é uma das coisas que mais valorizo em mim e nos outros!
6. Ser útil/prestativo. Por último (mas não menos importante), quero sempre ser útil, prestativa. Tanto na sociedade em geral, quanto com um estranho. Quero sempre poder ajudar os outros!


Bom, essa foi a minha primeira semana do desafio. Postarei meu progresso nas próximas semanas aqui no blog. Não sabe o que é o 30-day minimalism challenge? Eu expliquei tudinho nesse post!

<3

 

Author: Tatyanna Gois

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *