Dicas para fazer as unhas em casa

manicure

O post de hoje, como podem perceber pelo título, é sobre manicure em casa. Eu sempre gostei de fazer minhas unhas, mas eu nunca fui muito boa nisso (eu não tenho muita coordenação motora). Além disso, nunca tive paciência pra ficar meia hora com as mãos pra cima que nem madame esperando as unhas secarem. Ou seja, eu até pintava minhas unhas mas elas nunca ficavam boas no final. Ao longo dos anos eu fui aprendendo algumas técnicas que melhoraram esse processo todo e achei que seria legal compartilhar com vocês algumas delas.

Há algum tempo decidi que eu mesma faria minhas unhas. O principal motivo de tudo isso é o fato de eu não gostar de jeito nenhum do ambiente dos salões de beleza. As conversinhas, as mil revistas de fofocas, o cheiro de produtos químicos… Sei lá, não é o tipo de lugar que eu goste de ir. Por essas e outras, tento diminui ao máximo as vezes que tenho que ir ao salão. Ou seja, só corto o cabelo umas 3 vezes no ano e faço a sobrancelha mais ou menos 1 vez ao mês. O resto eu faço em casa.

manicure

Os benefícios dessa prática são inúmeros. Primeiramente, meu bolso agradece. Me dava um peso na consciência toda vez que pensava nas coisas que eu poderia comprar se eu economizasse esse dinheiro das unhas e de pintar o cabelo no salão. Claro que não é tudo uma questão de dinheiro. Eu descobri, por exemplo, que eu acho muito relaxante fazer as unhas eu mesma. É um tempo que eu tiro pra cuidar de mim mesma, me concentrar em uma única tarefa (ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo) e me desligar do mundo.

Enfim, aqui estão algumas dicas básicas para quem quer começar a fazer as unhas em casa.

KIT BÁSICO

manicure

Primeiramente quero começar com meu kit básico. Acho que todo mundo deve ter um kitzinho básico de manicure, mesmo que você faça as unhas no salão. Sei que sabem a importância de ter pelo menos o próprio alicate e o próprio “empurrador” de cutícula. Essas são as “ferramentas” que uso (além do esmalte da cor que eu quero) para fazer a unha. Cortador de unha, lixa, base fortificante, top coat secante, cera para cutícula, “empurrador” de cutícula, palito de unha, alicate, o próprio esmalte, algodão e acetona.

PREPARANDO A UNHA

manicure

manicure

Depois de tirar o esmalte anterior e lixar (ou cortar) as unhas, é hora de tirar a cutícula. Eu não tiro minha cutícula até ela ficar super funda, como outras pessoas gostam, mas eu tiro pelo menos o excesso. Uso essa cera da Granado, que é ótima para hidratar e facilita na hora de tirar a cutícula. Uma dica é passar essa cerinha diariamente, para ficar mais fácil na hora de tirar a cutícula. Outra opção maravilhosa é usar Bepantol, que atuará similarmente. Depois que eu comecei a usar a cera da Granado de manhã/tarde e o Bepantol de noite, percebi uma melhora enorme na aparência das minhas unhas.

Um passo que eu sempre pulava na hora de fazer as unhas era passar uma base antes do esmalte. Que erro! Sem a base, o esmalte pode manchar a unha e a manicure dura menos. Depois que comecei a passar essa base fortificadora antes do esmalte senti uma diferença visível.

HORA DO ESMALTE

manicure

Passar duas camadas finas (ao invés de uma camada grossa) também ajudou as minhas unhas a durarem mais. É um pouco mais de trabalho mas vale a pena! Eu costumo também fazer primeiro uma mão toda, deixá-la secar e só então passar pra outra mão. Como eu disse, eu não tenho coordenação motora pra fazer as duas “ao mesmo tempo” hehehe.

SEM FICAR HORAS ESPERANDO PRA SECAR

manicure

Agora uma coisa que mudou o jogo pra mim foi essa base secante da Sally Hansen, a Insta-Dri. Comprei nos EUA, o que foi mais barato, mas aqui vocês devem achá-la por uns 20 e poucos reais. Bem mais cara que sua base comum, mas ela é fantástica! É só colocá-la por cima do esmalte e em poucos segundos ele já estará seco ao toque. Ela também deixa a unha com um brilho lindo, ao contrário da maioria dos sprays secantes que a gente encontra por ai.

Para fazer a unha durar a semana inteira, eu gosto de passar mais uma camada dessa base secante no meio da semana.

TIRANDO O ESMALTE SEM BAGUNÇA

manicure manicure manicure

Outra coisa que me dava preguiça de fazer as unhas era a hora de tirar o esmalte, principalmente se ele fosse de uma cor mais forte. Há pouco tempo aprendi uma técnica que mudou isso. Tudo que você vai precisar é de vaselina (ou até o bepantol mesmo), algodão e acetona. Primeiro, coloque uma camada de vaselina ao redor da sua unha. Depois, embebede em acetona um pedacinho de algodão e coloque sobre a unha. Espere 1 minuto e tire o algodão pressionando e o arrastando para fora da unha (e não o esfregando de um lado pro outro). Voilà! Seu esmalte deve ter saído todo sem manchar sua pele! Você também pode colocar a vaselina ao redor da unha antes de colocar o esmalte para proteger sua pele de manchas e ficar mais fácil de limpar os errinhos que cometer pelo caminho.


É isso! São dicas simples para quem está começando agora nessa vida de “faça você mesmo”, mas espero que tenham gostado.

Tem mais alguma dica sobre manicure em casa? Deixe-a nos comentários aqui embaixo!

<3

Author: Tatyanna Gois

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *