Dicas rápidas de fotografia com o celular

Pela pesquisa de leitores que fiz aqui no blog, percebi que uma das categorias de posts que você mais gostam de ler é a de fotografia. Pensando nisso, resolvi criar esse post com algumas dicas simples e rápidas de fotografia com o celular.

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem um celular com uma câmera. Infelizmente nem sempre a qualidade das fotos tiradas com o celular se compara com as tiradas por uma câmera mesmo, mas tem alguns hábitos que você pode adquirir para melhorar a qualidade daquelas tiradas pelo seu telefone. Selecionei 10 dicas bem rápidas ajudá-los a aperfeiçoar suas fotos.

fotografia com o celular

Limpe sua lente

A primeira dica é também a mais óbvia e boba. Antes de tirar uma foto, certifique-se que a lente da sua câmera está limpa. Uma esfregadinha com a ponta da camiseta deve ser o suficiente para deixar suas fotos mais claras e menos borradas.

Tire muitas fotos

Para garantir uma foto boa, é recomendado sempre tirar várias fotos. Às vezes você tira apenas uma foto da situação e quando vai editá-la (ou revê-la) percebe que a foto não ficou boa. Para evitar isso, tenha o hábito de tirar várias fotos. Depois é só selecionar as melhores e excluir o resto (até porque não temos espaço infinito nos nossos celulares!).

Experimente ângulos diferentes

Brinque com diferentes perspectivas, mude seu ponto de vista e fuja do ordinário! Muitas vezes as fotos mais criativas foram tiradas de uma forma inusitada, de um ângulo diferente. Experimente olhar de cima ou se colocar um pouco abaixo do seu objeto a ser fotografado e tenha resultados diferentes (e muitas vezes incríveis).

Defina o foco

Outra dica bem simples é tocar na tela do celular onde você quer que o foco esteja. Isso, além de ajustar o foco, também vai configurar automaticamente a exposição. Não sei ao certo se nos outros telefones funciona da mesma maneira, mas no iPhone se você mantiver pressionado onde você quer que o foco esteja e depois deslizar o dedo para cima e para baixo, a exposição da foto vai mudando e você pode decidir se quer uma foto mais clara ou mais escura.

Não use zoom

Pra mim, isso é uma regra. Nunca use o zoom, pois o zoom digital das câmeras dos celulares diminui drasticamente a qualidade da foto. Ao invés de usar o zoom, chegue mais  perto do objeto a ser fotografado.

fotografia com o celular

Use o grid

Utilize a função grid (grade) do seu celular – como mostrado na foto acima – para alinhar as linhas horizontais e verticais da sua foto. Me dá muita agonia quando a pessoa tira uma foto de um horizonte e ele está torto. Para evitar fotos tortas, utilize as linhas do grid como referência. Além disso, o grid é ótimo para centralizar o objeto a ser fotografado ou utilizar a regra dos terços para uma composição não-tão-tradicional.

Use a luz natural a seu favor

Uma das dicas principais desse post é usar a luz natural a seu favor. Quando você fotografa com a luz atrás do seu objeto, você o escurece e pode criar um flare na foto. Dependendo da situação, esse efeito é desejado, mas também pode não ser. Mova-se ao redor do seu objeto (ou pessoa, ou o que quer que seja) para achar a luz que mais favorece aquela fotografia. Eu prefiro muito mais fotografar em luz natural do que luz artificial, mas às vezes você tem que trabalhar com o que você tem em mãos, então procure uma luz que valorize o objeto a ser fotografado.

Esqueça o flash

Pra mim essa é outra regra. Apesar das melhoras ocorrida nos últimos anos nos flashs das câmeras dos celulares, fotos com flash não ficam as melhores (na minha opinião). Se você estiver num ambiente muito escuro, peça para outra pessoa iluminar o ambiente com uma luz externa (pode ser a do celular mesmo) e não utilize o flash. Com o flash, as fotos costumam ficar planas, achatadas, sem dimensão. Além disso, a pele das pessoas fica mais pálida e os olhos tendem a ficar avermelhados. De toda forma, flash pra mim é só em casos extremos.

fotografia com o celular

Ache um background não poluído

Para uma foto mais harmônica, tente achar planos de fundo menos poluídos. Fundos com muitos elementos contrastantes, com cores diversas, podem poluir e desvalorizar as fotos. Estou numa vibe mais minimalista, então pra mim menos sempre é mais.

Saiba quando usar preto & branco

Se você não conseguir achar um background que não esteja poluído, uma boa saída é usar um filtro preto & branco. Dessa maneira, as cores não se chocam e a foto fica mais harmoniosa. Fiz um post indicando meus aplicativos de edição de foto preferidos, e os filtros p&b deles são lindos! Mas vou adiantando: quando for editar uma foto (seja p&b ou não), pegue leve nos filtros. Como eu disse anteriormente, menos é mais!

http://tatyannagois.com/wp-content/uploads/2016/04/YOU-ARE-SIMPLY-THE.jpg

Bom, essas foram as dicas super fáceis e rápidas para fotografia com o celular. Eu realmente acredito naquela frase que diz que a melhor câmera é a que você tem em mãos. O importante mesmo é registrar momentos e se divertir com isso. Nada de deixar a comida esfriar porque você quer fotografá-la! Haha 😀

edit: tem instagram? siga-me lá no @tatyannagois e @tatyannagoisfotografia! podem deixar as @’s de vocês nos comentários para eu conferir também!

Author: Tatyanna Gois

Tatyanna Gois é brasiliense, tem 22 anos e prefere ser chamada de Taty. Cursa Relações Internacionais mas ama fotografia, maquiagens e um bom café coado. É viciada em internet e não vive sem o celular na mão. Ela é daquelas sonhadoras incuráveis, que colocam um pouco do seu coração em tudo que decidem fazer. ♡

Deixe um comentário!

  • Meniiiina adoro tudo a respeito.
    Já fiz um curso introdutório, mas né, tem que praticarrrrrr
    Adorei a dica do grid
    Tbm não gosto de flash e zoom
    Minha prof falava muito a respeito da luz natural ♥

    O que tenho que fazer muito é tentar mudar meus ângulos
    Sempre vou na receita de sempre aff

  • Oi! Cheguei aqui pelo Pinterest e adorei as dicas!
    Eu amo fotografia, então geralmente eu fotografo bastante com a minha câmera DSLR mesmo, mas estava procurando dicas pra fotografar com celular. Acaba sendo mais prático para fotografar no dia-a-dia e até mesmo para postar logo. Gostei muito do post, a ideia de limpar a lente da câmera do celular é realmente algo que eu não faço antes de tirar foto e faz mesmo diferença. Vou praticar mais com o celular!

    Beijos

  • Oi, Taty. Encontrei sua publicação por causa do Pinterest e estou apaixonada. Não só pelo layout super fofo, que mostra perfeitamente sua personalidade, mas pela sua escrita e os conteúdos maravilhosos que aborda. Não preciso nem dizer que a partir de agora irei seguir e acompanhar de pertinho seu trabalho. Sobre as dicas de fotografia, eu amei também. Algumas coisas eu não sabia e outras nem lembrava que dava para fazer, rs.

    Beijos,
    http://www.gabydahmer.com

  • AMEI as dicas mas a que faz a maior diferença é a iluminação e a composição da foto, tem que estudar o ambiente (fundo) da foto, pra não pagar micão e para a foto focar exatamente naquilo que voce quer que foque.

    • Fico feliz que tenha gostado das dicas ♡ Minha professora de fotografia costuma dizer que o preto e branco é uma arte à parte, porque é difícil fazer um p&b bom e impactante. Tem que ter a quantidade certa de contraste (ou falta dele), de realces, de sombras… enfim. Eu geralmente prefiro as fotos coloridas também, mas o p&b pode ser muito útil 😀 Beijo!

  • Boas dicas, mas faltou aquela da posição do telemóvel (celular). Se os ecrans dos televisores, tablets, monitores, etc, são horizontais, porque fazem tudo com o aparelho na vertical ? Será que gostam das faixas laterais ?

    • Oi Antonio! Sobre a posição do celular: acho que isso é um pouco de gosto pessoal. Fotografando tanto com um celular quanto com uma câmera fotográfica temos a opção de um plano retrato ou paisagem. Tem composições que eu prefiro na horizontal e outras que prefiro na vertical. As telas (ecrans) dos televisores e monitores podem ser na horizontal, mas as dos celulares são na vertical. Revistas também geralmente são na vertical. Sem contar que as fotos verticais ocupam mais espaço em plataformas como Pinterest, Tumblr, Facebook e até mesmo no Instagram, o que pode ser um atrativo para quem quer chamar atenção nessas “redes sociais”. Enfim, acho que é mais questão de gosto pessoal mesmo. Agora em relação a vídeos eu concordo com você! Se o vídeo não for para ser exibido somente em uma plataforma como o Instagram Stories ou Snapchat (que só suportam vídeos na vertical), não há razão para filmá-lo na vertical! Enfim, obrigada pelo comentário e espero que as dicas tenham sido úteis!

  • Oi, Tati. Tudo bom? Gosto do teu nome, acho que é a força do nome que causa um impacto. Geralmente as “Tatys” que eu conheço/conheci são mulheres muito legais, comunicativas, alto astral, iluminadas. Bem, curti bastante o teu post. Fica uma dica para um adendo (ou uma sugestão de “pauta” caso queira abordar em um outro momento): as pessoas que fazem selfie no espelho e que saem olhando para o aparelho, quando o certo seria olhar para o espelho na direção da lente ou – pior – quando a imagem do camarada sai com o aparelho encobrindo a cabeça. Isso me dá uma afilção em ver. Fato comum entre onze a cada dez menininhas, tem muita gente dita adulta que comete esse equívoco. Fica a dica. Um beijo e um queijo!

    • Oi Gerson, tudo bom e com você? Haha obrigada pelo elogio do nome!
      Ah, eu entendo seu ponto! Muitas das pessoas que eu vejo fazendo isso, estão fazendo “de propósito”. Tipo moda adolescente, sabe? Também me dá um pouco de aflição, mas acho que é mais modinha do que inexperiência na hora de fotografar hahah. Mas obrigada pela dica! Estou fazendo uma parte 2 desse post e adorei a sugestão. Beijos!!

  • Adorei as dicas, bem práticas e simples… Já utilizo todas menos o grid, nunca procurei esse função no meu celular… Q aliás comprei só pela câmera, tem uma função que vc escolhe de câmera profissional e a imagem fica ainda mais incrível… Amo fotografia tbm… Até de sacola de supermercado voando no meio da rua eu quero tirar uma foto, pra mim tudo é possível de uma foto incrível rsrsrs bjos @denizec_lacerda (insta)