Fiz uma mini reforma no meu quarto!

Como eu comentei no meu post de “5 coisas que quero fazer nas férias“, eu tinha começado a fazer uma mini reforma no meu quarto. Eu não tenho mais os mesmo gostos e estilo de 7 anos atrás, quando eu me mudei pra essa casa, então achei que estava na hora de dar uma mudada no meu cantinho. Eu só não imaginava a trabalheira que isso daria…

Eu já queria dar uma mudada no meu quarto há algum tempo. Eu adorava ficar vendo aquelas imagens lindas de decor no Pinterest e sempre imaginei como seria legal ter um quarto como aqueles das fotos, mas nunca tive a iniciativa de fazer algo à respeito. Até que percebi que eu, inconscientemente, passava o mínimo de tempo possível dentro do meu quartinho. Como toda a decoração e estilo dele não me agradavam mais, eu não me sentia inspirada lá dentro. Isso estava afetando minha criatividade, minha produtividade e minha felicidade em geral, o que definitivamente não era bom. Resolvi então erguer as mangas e transformar o meu cantinho.

Quando vocês verem as fotos do antes & depois, perceberão que talvez eu esteja sendo um pouquinho dramática quando digo que transformei meu quarto. Na verdade eu apenas mudei alguns detalhes que, na minha opinião, fizeram grande diferença. Ainda assim, são detalhes.

O legal de ter um board do Pinterest com várias imagens de decor que eu gosto é que eu pude perceber, ao olhar o conjunto das fotos, todos os elementos que me agradavam numa decoração. Isso facilitou muito na hora de decidir o que eu mudaria no meu quarto. Por exemplo, percebi que eu gosto muito do estilo escandinavo de decoração e também gosto muito de tudo branquinho. Talvez até demais, como vocês perceberão nas fotos do depois. Mas chega de papo, vamos ver o que eu fiz!

ANTES

reforma reforma reforma

Essas foram algumas fotos que eu encontrei do meu quarto antes da reforma. Meu quarto é pequeno mas a disposição da cama fazia ele parecer ainda menor. Percebi que meu quarto sempre parecia muito cheio, com muita informação. Observei que alguns dos responsáveis por essa sensação eram o espelho acima da minha escrivaninha e o fato dela ter o tampo de vidro (que nos deixava ver tudo que tinha dentro dela).

Há muuuuito tempo eu queria colocar um papel de parede de tijolinhos na minha parede (dãh), até porque ela estava toda manchada e tinha uns quadros de foto que eu nunca entendi o propósito e queria tirar (são esses acima da minha cama). Além disso, queria tirar o verdinho de algumas das minhas paredes e colocar uma tinta branca.

DEPOIS

reforma reforma

Eu comecei minha mini reforma mandando fazer um tampo de madeira branco para colocar em cima da minha escrivaninha e retirando o espelho que havia em cima dela. Minha mãe ficou com dó de tirar o espelho, mas ela percebeu que eu realmente nunca o usava. Também tirei os quadros de foto estranhos e mudei a cama de lugar, o que já fez uma grande diferença no espaço.

reforma reforma

Só me faltava lidar com as paredes. Num surto de coragem, eu e minha mãe decidimos que pintaríamos sozinha o meu quarto (e o dela e uma das paredes da sala). Todo mundo falou que estávamos ficando louca e provavelmente eles estavam certos. Eu tinha visto vários vídeos na internet e me sentia preparada, então num sábado de manhã fomos pra loja comprar todos os materiais necessários e começar a tarefa.

Definitivamente não estávamos preparadas para todo o trabalho que daria. Eu coloquei massa corrida nas partes que precisavam (eram várias), lixei e limpei as paredes, coloquei fita crepe nos cantos e quando fui finalmente pintar a parede percebi que a tinta estava meio rala. Fiquei meio confusa, já que nós nem diluímos a tinta. Esperei a primeira demão secar e logo coloquei outra camada de tinta. Ainda muito rala. Ai meu Deus, quantas demãos eu vou precisar dar para que tudo fique opaco?! Depois de muuuuuitas demãos (e muitos dias, já que elas precisam de tempo para secar), acabamos o galão de tinta e a parede ainda não estava opaca. E agora? Não deveria ser tão difícil assim, né?

Resposta: não. Fomos novamente na loja que compramos a tinta para comprar uma tinta pro quarto da minha mãe e mais um galão pro meu quarto. Dessa vez tiramos todas nossas dúvidas com um atendente e percebemos que deixamos escapar um detalhe importantíssimo: esquecemos de mexer a tinta antes de pintar. Ou seja, estávamos pintando só com a resina (ou sei lá como chama) e deixando a carga da tinta lá no final. ‍*facepalm* No final das contas compramos outro galão, usamos corretamente e terminamos – depois de muitos dias – de pintar minha parede.

reforma reforma reforma

Eu tinha comprado um papel de parede auto-adesivo de tijolinhos pela internet e pensei que seria super fácil de colocar, mas, novamente, eu estava errada. Um moço (profissional) já iria colocar um papel de parede convencional em uma das paredes da sala da minha casa, então minha mãe perguntou por quanto ele colocaria o do meu quarto. Quando ele soube que era um auto-colante, ele já foi avisando que o serviço era bem mais difícil que o papel de parede convencional, o que eu duvidei e novamente errei. Por fim decidi confiar no moço e deixar ele colocar (com minha ajuda) e percebi que eu nunca teria conseguido colocá-lo sozinha.

reforma reforma reforma

Ainda farei um post dando todas as dicas pra quem quer pintar a casa sozinha ou colocar esse tipo de papel de parede, então fiquem ligados! No fim de tudo, eu amei como meu cantinho ficou. O próximo passo é comprar alguns quadrinhos para colocar na parede de tijolinho e um calendário enorme para colocar em cima da minha escrivaninha.


Bom, certamente esse processo deu mais trabalho que eu havia antecipado, mas acho que o resultado valeu a pena. Agora eu tenho um quarto aconchegante no qual eu me sinto confortável e inspirada, além de um espaço para gravar vídeos e outro para estudar. A única coisa que falta é eu manter ele organizadinho assim… hahaha! Espero que tenham gostado de acompanhar um pouco da minha reforma (e do perrengue). Vocês ainda verão muito mais desse cantinho por aqui. ♡

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Author: Tatyanna Gois

Tatyanna Gois é brasiliense, tem 22 anos e prefere ser chamada de Taty. Cursa Relações Internacionais mas ama fotografia, maquiagens e um bom café coado. É viciada em internet e não vive sem o celular na mão. Ela é daquelas sonhadoras incuráveis, que colocam um pouco do seu coração em tudo que decidem fazer. ♡

Deixe um comentário!

  • Adorei a ~mini reforma~, tô querendo fazer uma assim no meu quarto há tempos também..Não aguento mais o verde do meu quarto!
    Eu e minha mãe sempre pintamos a casa sozinhas, já ajudei meu boy e sogros a pintarem a casa deles também… por aqui a gente é bem DIY hahah… Adoro!
    Mas que bom que no final de tudo deu certo… Ficou lindo!
    Sou louca com esse papel de parede também, pena que as paredes daqui tem textura e seria bem mais difícil :/
    Beijos!

    • Adoro esse espírito DIY! Já tô pensando em fazer mais por aqui…
      Sobre a parede ter textura: realmente isso dificulta :/ Eu lixei e limpei bem direitinho minha parede mas mesmo assim ainda ficaram algumas bolinhas por causa da textura :/
      Beijos!

  • A mudança da cama deu outra cara, ficou muito legal. Pra mim, papel de parede auto-colante era mais simples de colocar 😮 Tb fiquei com dó do espelho.

  • Amei! O papel de parede deu outra cara e a mesa sem tampo de vidro ficou muito mais clean, sua cara =) Quanto ao calendário: vi alguns modelos da Tok Stok do Iguatemi (mas deve ter em todas as lojas) e tem semanal, mensal etc e são no modelo clean também, depois dá uma olhadinha! Beijos <3

  • Ficou beeeem melhor! Te deu realmente muito mais espaço! Fiquei apaixonada por esse papel de parede.. também queria fazer algo nessa parede do meu quarto, mas o que me atrapalha é a televisão que está exatamente onde eram seus quadros. Já estou enjoada do meu também.. preciso de inspirações pra mudar.
    E como vc vai fazer com a televisão? Pq aí ficou com uma maneira ruim pra vc deitar na cama e assistir né?!

    E outra! Onde vc comprou ele pelinho que você colocou na cadeira? Da pra fazer altas almofadas legais com ele! Ou até mesmo customizar a cadeira por completo!

    • Pois é, a televisão está aposentada. Eu já não a usava há mais de um ano, então não vi problema em mudar a cama praquela posição. O problema é que: 1) como o painel de madeira foi feito sob medida para aquela TV, se eu a tirar vai ficar um buraco lá né… 2) não temos o que fazer com essa tv (ok que a gente podia vender mas enfim). Por enquanto eu tenho uma TV inutilizada em cima da minha cama haha.
      Sobre o pelinho da cadeira: acredita que eu pedi pro LF comprar na Suécia?! HAHA! Ele aqui no Brasil custa uns 120 reais (pela internet) e lá custava algo de 25 reais. Aí pedi pra ele trazer. Eu tenho uma almofada exatamente igual de pelinhos mas também comprei quando estava nos EUA porque aqui tava tudo muito caro hahaha. Apesar disso tenho certeza que deve ter um jeito mais fácil de encontrar esse tecido de pelinhos! <3

  • essa parede branca de tijolinhos ficou maravilhosa. e pela foto lá de cima, mudar a disposição dos móveis deu uma diferença enorme, o quarto parece bem maior. adorei as mudanças, ficou tudo lindo ♥