Receita: Brownie/bolo de chocolate sem farinha!

flourless chocolate cake

Nessas férias eu descobri uma nova paixão: fazer sobremesas! Às vezes o resultado não dá totalmente certo de primeira (como foi o caso dessa receita – vocês verão o porquê), mas a experiência é válida mesmo assim! Errando que se aprende, não é?! 😉

O post de hoje é de uma receitinha super fácil e muito boa! É um brownie/bolo de chocolate sem farinha! Aqui, o ingrediente principal é o chocolate. Usando um chocolate de boa qualidade, a receita fica melhor! Você pode até experimentar com chocolates especiais com coco queimado, com laranja, com morango… A receita original foi tirada do blog maravilhoso A Beautiful Mess. Lá foi usado um chocolate meio-amargo com coco queimado, mas eu usei um meio-amargo normal mesmo, da Garoto. A escolha do chocolate é sua, mas lembre-se que ela faz total diferença no resultado final! Agora, sem mais delongas, vamos à receita!

chocolate

INGREDIENTES
  • 6 colheres de sopa de margarina
  • 250g de chocolate meio-amargo
  • 6 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar

ingredientes flourless brownie

MODO DE PREPARO

Derreta em banho-maria o chocolate e a manteiga. Depois de derretido, deixe esfriar por alguns minutos. Enquanto isso, separe as claras das gemas dos ovos. Adicione uma pequena quantidade do chocolate ainda morno às gemas e misture (isso irá “temperar” as gemas). Em seguida, misture as gemas ao resto do chocolate.

chocolaaate

Bata as claras dos ovos até que fiquem “espumosas”. Enquanto a batedeira ainda está ligada, lentamente coloque o açúcar. Bata até formar picos macios. Misture delicadamente as claras em neve na mistura do chocolate. Unte bem uma assadeira (de preferência aquela que sai o fundo) e preaqueça o forno a 135ºC. Coloque a mistura na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos. Depois é só retirar do forno, deixar esfriar e tentar não comer o bolo inteiro sozinha! O resultado é um brownie delicioso, molhadinho por dentro, perfeito para sobremesa! Ah, e ele fica uma delícia com uma bola de sorvete de creme/flocos! 🙂

flourless chocolate brownie

OBSERVAÇÕES:

Como podem ver, o meu brownie não ficou tão “bonito” quanto o das meninas do A Beautiful Mess. Cometi alguns erros enquanto fazia essa receita, e tô aqui pra garantir que vocês também não cometam! Haha! Primeiramente, bati demais as claras dos ovos antes de colocar o açúcar. Depois coloquei o açúcar e bati mais! O resultado? Minhas claras + açúcar ficaram em consistência de marshmallow, e não de neve! Por causa disso, a consistência do brownie ficou um pouco alterada e a parte de cima (depois de fria) ficou meio quebradiça… O segundo erro foi usar uma assadeira larga demais e que não tirava o fundo. Além dos brownies terem ficada muito finos, foi mais difícil de retirá-los da forma. Terceiro, não untei bem a forma… Ou seja, o brownie grudou um pouco na assadeira :/ Apesar disso tudo, mesmo não ficando tão bonitos, eles ficaram muito bons! Confesso que fiquei desejando ter um pouco de coco ralado para colocar por cima, mas me contive com minha bola de sorvete!

flourless chocolate cake flourless chocolate cake

E ai, o que acharam? Vocês comeriam, mesmo não sendo o mais bonito dos brownies? 🙂 Essa receita é ótima para quem não quer ou não pode comer glúten, basta escolher um chocolate que não contêm esse ingrediente! Se quiserem dar um passo a mais, basta acharem um chocolate sem glúten nem lactose e pronto: um brownie sem glúten nem lactose! Lembrando que o chocolate que vocês escolherem faz toda a diferença!

<3

Author: Tatyanna Gois

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *