Receita: Grand Gâteau do Paris 6

Hoje vim compartilhar com vocês mais uma receitinha! Essa receita é a do famoso grand gâteau do restaurante Paris 6, recriada pelo Ana Maria Brogui. Esses dias fiz um jantar para uns amigos meus e testei essa sobremesa, que parece difícil mas é muito fácil e muito deliciosa!

sobremesa sobremesa

Eu usei a receita do Ana Maria Brogui, que é a que vou transcrever e deixar o vídeo aqui embaixo.

INGREDIENTES

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal (eu usei menos)
  • 3 colheres de sopa (rasas) de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 1 caixinha de creme de leite (eu usei menos)
  • 400g de morango picados (eu usei menos)
  • 2 colheres de sopa cheias de Nutella
  • 2 picolés

MODO DE PREPARO

Massa: Comece batendo o açúcar com os ovos (tanto as gemas quanto os ovos inteiros). Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (esse último, esquentando de 30 em 30 segundos e mexendo nos intervalos até o chocolate derreter). Logo após, misture a manteiga ao chocolate derretido. Em seguida junte a mistura de açúcar e ovos com a mistura do chocolate e manteiga, até ficar homogêneo. Para finalizar, peneire a farinha de trigo nessa mistura final, misturando tudo enquanto faz isso. Em ramequins untados e enfarinhados, despeje a massa, tendo cuidado para que eles não fiquem muito cheios (já que a massa pode crescer um pouquinho). Leve-os ao forno pré-aquecido a 200 ºC por 7 minutos.

Cobertura de Nutella e decoração: Enquanto seu petit gâteau está no forno, misture numa vasilha a Nutella e o creme de leite. No começo é um pouco difícil de misturar, mas eventualmente a mistura se torna homogênea. Agora é só montar/decorar o seu grand gâteau! Coloque/espete o picolé nos bolinhos que saíram do forno (como na foto), despeje a calda de Nutella (pode lambuzar tudo) e coloque os morangos picados por cima. Pronto!

OBSERVAÇÕES

Como podem ver, eu usei um pouco menos de alguns ingredientes da receita. Isso, claro, fica a seu critério. Além disso, eu deixei os bolinhos um pouco mais de 7 minutos no forno. Se eu deixasse o tempo que ele recomendou, a massa ficaria muito líquida e sem o aspecto de “bolinho” que o petit gâteau deve ter. Se você preferir, pode colocar outras frutas diferentes também, assim como castanhas e etc. A receita acima é para 2 sobremesas, então se você for recriá-la em casa, adeque as proporções às suas necessidades. Ah, não se esqueça de comer o seu grand gâteau enquanto o bolinho ainda estiver quente! O contraste do petit gâteau quente com o picolé gelado é deliciosa!

Para quem quer outra receita dessa mesma sobremesa, a Dani Noce do canal I Could Kill For Dessert também fez a versão dela. Na receita da Dani ela usa uma “massa pronta” de petit gâteau e ainda ensina como fazer um picolé caseiro. Confira o vídeo abaixo!

E ai, o que acharam? Super fácil, né? Só de assistir esses vídeos já me deu água na boca!

<3

créditos da foto destacada de cima do post: Paulo Cuenca, para o site I Could Kill For Dessert.

Author: Tatyanna Gois

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *