Receita: Panquecas!

panquecas - receitas

O post de hoje é sobre uma receita que eu sempre quis saber fazer: panquecas americanas. Sim, aquelas típicas americanas que os personagens de filme comem no café da manhã! <3

Esses dias encontrei esse post maravilhoso que dava 5 dicas para fazer a panqueca perfeita. Peguei a receita que estava no post, usei as dicas e fui testar para ver se as panquecas ficavam boas mesmo. O resultado foi: panquecas deliciosas, fofinhas e macias! Sem mais delongas, aqui está a receita já com as dicas que a dona do blog Say Yes deu. Espero que gostem!

INGREDIENTES
  • 3/4 de xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de margarina (derretida)
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  • óleo ou cooking spray para a frigideira

ingredientes panqueca

MODO DE PREPARO

Misture o leite e o vinagre numa vasilha média para o leite “azedar” por uns 5 minutos. Misture a farinha, o açúcar, o fermento, e o sal em uma vasilha grande. Separe a clara da gema do ovo. Misture com um fouet o leite já “azedo”, a manteiga, a essência de baunilha e a gema do ovo, até a mistura ficar homogênea. Junte os ingredientes secos à essa última mistura, sem misturar demais! A dica é misturar até restarem alguns pedacinhos, algumas “protuberâncias”. Se você mexer demais, as panquecas podem ficar duras. Deixe a massa descansar de 15 a 30 minutos. Isso deixa os ingredientes “molhados” incorporarem melhor à farinha, melhorando a textura final das panquecas. Enquanto isso, bata a clara do ovo até formar picos firmes e reserve.

panqueca mistura

Logo antes de cozinhar, misture as claras com o resto da massa, mas faça isso “dobrando” a mistura nas claras. Isso fará com que suas panquecas fiquem bem macias!

panqueca mistura

Não misture totalmente e deixe alguns pedacinhos da clara mostrando. Pode parecer estranho, mas é assim mesmo! Aqueça uma frigideira grande em fogo médio (ou baixo) e coloque um pouquinho de óleo ou cooking spray para as panquecas não grudarem.

panqueca frigideira

Despeje mais ou menos 1/4 de xícara da mistura na frigideira e cozinhe até que bolhas apareçam na superfície. Vire com uma espátula (apenas uma vez!) e deixe cozinhar até dourar o outro lado. Pronto! Depois você pode rechear as panquecas como quiser.

panquecas americanas

Na foto eu coloquei um pouco de mel e bananas, mas você pode usar a criatividade! Algumas sugestões: banana, morangos, mirtilo, mel, Maple Syrup, chantilly, Nutella, sorvete, manteiga, gotas de chocolate, canela…

panquecas americanas panquecas americanas

OBSERVAÇÕES:

Na receita original eles não colocam essência de baunilha, mas eu acho que dá um gostinho a mais então coloquei. Também na receita original eles colocaram 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, mas como eu não tinha aqui em casa, não coloquei. Acho que isso não alterou muita coisa, por isso não coloquei na receita traduzida aqui. Aí vocês decidem se querem colocar ou não esses ítens na receita de vocês.

E ai, gostaram? É uma receita fácil, deliciosa e ótima para fazer no café da manhã quando você tem um tempinho sobrando. Não esqueçam de me falar se vocês fizerem essa receita!

<3


ps: tá aqui a prova que ficaram boas mesmo! Olha que minha mãe é exigente hein! hahah

 

Author: Tatyanna Gois

Tatyanna Gois é brasiliense, tem 22 anos e prefere ser chamada de Taty. Cursa Relações Internacionais mas ama fotografia, maquiagens e um bom café coado. É viciada em internet e não vive sem o celular na mão. Ela é daquelas sonhadoras incuráveis, que colocam um pouco do seu coração em tudo que decidem fazer. ♡

Deixe um comentário!