Taty in the UK: Tradições de Natal da Inglaterra

taty in the uk

Source: PinkPot

Natal é minha época preferida do ano inteiro! Eu amo desde a decoração até as músicas, filmes e etc. É uma época que eu paro pra agradecer. Agradecer o ano que passou, agradecer as pessoas que estão ao meu redor, agradecer por poder retribuir todo o amor que foi me dado.

Eu sempre passo uma parte da véspera de Natal com a família do meu pai (que é menor) e uma parte com a família da minha mãe (que é gigantesca). Nas duas festas o sentimento é o mesmo: gratidão por ter pessoas tão especiais na minha vida. <3 Apenas um ano da minha vida eu não passei o Natal com minha família, e foi em 2011 quando eu estava fazendo intercâmbio para Inglaterra. Foi difícil pra mim passar aquela data tão especial longe das pessoas que eu amo, mas minha família hospedeira fez de tudo pra que eu me sentisse em casa!

Por ter passado esse período na Terra da Rainha e por estar sempre em contato com pessoas de lá eu comecei a notar algumas tradições que eles têm nessa época de Natal que geralmente nós não temos aqui. Algumas dessas tradições eu já havia comentado no meu antigo blog de intercâmbio, o Taty in the UK, mas outras acho que eu nunca tinha comentado na internet. De qualquer forma, resolvi juntar todas as tradições que eu lembrava e colocar nesse post! Espero que gostem <3

Árvores de Natal… de verdade!

taty in the uk

Uma coisa peculiar que eu percebi na Inglaterra (e em alguns países europeus) é que lá eles usam árvores de Natal de verdade. Sim, aqueles pinheiros mesmo! Já em outubro eu via campos e campos dessas árvores nas estradas e a partir do final de novembro as pessoas começavam a cortá-las e levá-las pra casa no Natal. As árvores têm um cheiro delicioso, típico dessa época do ano para eles. Na casa que eu fiquei, eles usaram uma árvore falsa mesmo, como a gente usa aqui no Brasil, mas em muitas casas eu vi os pinheiros de verdade na sala de estar.

Christmas crackers

crackers de natal

Na véspera de Natal, antes do jantar, os ingleses abrem seus Christmas crackers. Esses crackers são isso ai da foto de cima. Cada pessoa pega numa ponta do cracker e quem ficar com a parte que tem a surpresinha, ganha. Dentro de cada cracker geralmente tem um brinquedinho (de plástico mesmo), uma coroinha de papel e uma piada. É uma tradição legal, principalmente se você tiver crianças na casa. Meu brinquedinho naquele ano foi um sapinho de plástico que pulava, que obviamente eu dei pro meu host brother brincar. 🙂

Advent Calendar

taty in the uk

Durante o mês de dezembro, as pessoas lá usam um tipo de calendário diferente para fazer a contagem regressiva pro Natal. Eles usam os Advent Calendars: calendários onde cada dia do mês você abre uma “portinha” e ganha um chocolatezinho, do dia primeiro até o dia 24. O meu, como podem ver, era das princesas da Disney. 🙂 Atualmente existem várias versões desses calendários. Alguns têm produtinhos de beleza, outros têm velas, joias, e até biscoitinhos pra cachorro! É uma maneira de te deixar cada dia mais animado pro Natal e eu adoraria se essa tradição viesse pro Brasil!

Christmas jumpers

taty in the uk

Outra tradição até comum é o uso de suéters com a temática natalina. Há os que dizem que quanto mais brega, melhor! Hehehe 🙂 Já se usam muitos suéters mesmo nessa época, porque é bem frio lá, então porque não juntar isso ao espírito natalino? Quando eu morava lá, comprei dois suéters que eram até discretos, mas nas lojas tem de todo estilo! Tem até alguns que tocam música, acendem e tudo mais!

Cartões de Natal

Uma grande parte do Natal, principalmente para as pessoas mais velhas, é a troca de cartões de Natal. Eles começam a chegar desde o começo do mês e podem encher sua casa inteira! Os ingleses têm mania de dar cartões em qualquer situação. Se mudou? Se casou? Está doente? Está fazendo aniversário? Dia das mães? Se formou? Eles têm cartões para toda e qualquer situação! Sem contar quando esses cartões vêm acompanhados de balões de hélio enormes! Enfim. Cartões de Natal. Eles mandam para todo o círculo de pessoas próxima a eles. Ou seja, mesmo eu morando na mesma casa que minha host family, eu ainda recebi cartões deles. Os cartões têm que ficar a mostra na casa da pessoa, seja numa mesinha ou como a gente fez na minha casa lá: pendurados na parede como num varal. Acho essa tradição meio engraçada, mas todo ano eu ainda mando um cartão pra lá.

Dia 25 de Dezembro

Na Inglaterra e em muitos lugares o dia que é comemorado de verdade é o dia 25 de Dezembro, dia do Natal. Não sei vocês, mas na minha família o dia importante é o dia 24. É o dia que nos reunimos, temos uma grande festa, jantar e tudo mais. Sei que nem toda família é assim, mas na minha nós trocamos os presentes à meia-noite do dia 24 pro dia 25. Lá, eles fazem um jantar no dia 24 e tudo mais, mas todo mundo vai dormir cedo porque querem acordar cedo no dia 25 para abrir os presentes. Ai dia 25 tem mais um jantar enorme e mais celebração.

Stockings

meias de natal

Os stockings são aquelas meias (ou sacos) que as pessoas penduram na lareira. Lá, eles enchem cada meia com alguns presentinhos pequenos e de menor valor. Como se fossem várias lembrancinhas. Cada pessoa tem seu stocking, que eles abrem no dia do Natal também.

Muitos presentes

Ao contrário do que você vê por aqui (pelo menos na minha família), lá eles não dão um ou dois presentes pras pessoas. Eles dão MUITOS presentes, principalmente pras crianças. Chega a ser meio assustador o tanto de presentes. Eu sinceramente não sei se gosto muito dessa tradição. A criança fica acostumada a receber muitos presentes e não valoriza direito o que ganhou. Pra mim, a regra de qualidade > quantidade é válida aqui.

Boxing Day

taty in the uk

O dia 26 é conhecido como Boxing Day. Tradicionalmente, era o dia que os empregadores davam presentes para seus empregados em caixas de natal (daí o nome, box = caixa). Hoje em dia, o boxing day é feriado e é um dia em que as lojas fazem várias promoções. Como se fosse uma Black Friday, sabe? Além disso, é um dia que acontecem vários jogos de futebol e corridas de cavalo. No meu tempo na Inglaterra, no dia 26 nós decidimos fugir da loucura das lojas em promoção para andar por um bosque que tinha perto de casa e relaxar.

Brussel sprouts e mince pies

Algumas das comidas típicas dessa época são as brussel sprouts (couve de bruxelas) e mince pies (umas tortinhas). Preciso confessar que não gosto de nenhuma dessas duas comidas hahaha. Mas precisei citá-las aqui porque são tradição lá. Vocês já provaram alguma dessas comidas?

Gingerbread house

Gingerbread house

Por último, as casas de biscoito. Acho que vocês já devem ter visto em vários lugares essas casinhas feitas de biscoito que você enfeita com vários tipos de doce. Nessa época de Natal, as famílias compram kits de gingerbread house para fazerem em casa com as crianças. É super divertido e muito gostoso, apesar de dar dó de desmontar a casa para comê-la hahaha.


Eu estou com esse post há algumas semanas nos meus rascunhos, sem inspiração para finalizá-lo. Ai esses dias chegou pra mim um envelope vermelho escrito “To Miss Tatyanna Gois”. Naquele momento eu já imaginei o que seria: um cartão de Natal da minha família hospedeira na Inglaterra. E era exatamente isso que tinha dentro do envelope! Como eu falei nesse post, dar cartões de Natal é uma tradição antiga na Inglaterra e principalmente pros meus “host vós” é uma parte importante das celebrações.

Com esse cartão e esse post minha saudade da Terra da Rainha só aumentou. Foi um tempo tão incrível que eu passei lá! Como eu disse anteriormente, o Natal é um tempo bem importante pra mim e minha host family me fez sentir acolhida, como se eu verdadeiramente fizesse parte daquela família.

Bom, é isso! Espero que tenham gostado desse post um pouco aleatório hehe 🙂 De novo, desculpem-me a ausência nesses últimos dias. Entrei de férias mas mal tive tempo pra respirar. E quando tive, a inspiração tinha ido dar uma volta… Só agora consegui sentar e publicar esse post.

<3

Author: Tatyanna Gois

Tatyanna Gois é brasiliense, tem 22 anos e prefere ser chamada de Taty. Cursa Relações Internacionais mas ama fotografia, maquiagens e um bom café coado. É viciada em internet e não vive sem o celular na mão. Ela é daquelas sonhadoras incuráveis, que colocam um pouco do seu coração em tudo que decidem fazer. ♡

Deixe um comentário!