Testei: DekapColor

Esse é mais um post falando da minha saga ruiva. Lembra que mês passado eu tinha feito a besteira de usar um tonalizante de farmácia que acabou deixando meu cabelo num vermelho intenso? Pois é. Vim aqui contar como me livrei do vermelho e voltei a ser ruiva acobreada!

Caso você não tenha lido o post  citado acima vá ler agora eu vou fazer um breve resumo da história. Mês passado, com o objetivo de reavivar a cor do meu cabelo, resolvi testar um tonalizante que vi na prateleira de uma farmácia. Na caixinha dizia que meu cabelo ficaria com uma cor mais intensa, um pouquinho avermelhada até. Na minha cabeça, esse “pouquinho avermelhado” sairia depois de algumas lavagens, afinal eu estava passando um tonalizante e não uma tinta permanente. No final das contas, meu cabelo ficou vermelho vivo, intenso, pulsante. Aqui estão as fotos de como ele ficou:

tonalizante ruivo tonalizante ruivo

Depois de surtar um pouquinho e pedir ajuda aos céus à internet, decidi que na hora o melhor a se fazer seria lavar meu cabelo 3x por semana com um shampoo anti-resíduo. Isso desbotou um pouco meu cabelo, porém também o deixou ressecado. Continuei então lavando o cabelo com um shampoo normal com sulfato e o hidratando bem. Ele estava desbotando um pouco, porém em partes desiguais. Uma mecha estava vermelha, outra estava ruiva, as pontas estavam de um ruivo quase loiro… Enfim, meu cabelo estava com 50 tons de cinza ruivo.

tonalizante ruivo tonalizante ruivo

Nisso, minha raiz (que é bem escura) já estava grandinha e eu estava desesperada querendo meu cabelo acobreado de volta. Tinha duas opções: pintar meu cabelo normalmente com a tinta que eu geralmente uso ou fazer uma decapagem em casa. Obviamente eu escolhi a opção que não deu certo no final das contas: resolvi pintar com minha tinta normalmente. O resultado? A raiz ficou bem mais clara que o resto do cabelo, que continuou com os vários tons de ruivo. Nisso eu vi que a frase “tinta não clareia tinta” é real e cruel.

ruivo tinta ruiva tinta ruiva ruivo ruivo

Fiquei bem triste com isso, mas ainda me restava uma última opção antes de me render e entregar meu cabelo a um cabeleireiro: fazer uma decapagem com o DekapColor em casa. Muitas pessoas dizem que o DekapColor pode ressecar seu cabelo e deixá-lo elástico. Além disso, o processo de remoção dos pigmentos pode não dar certo apenas com uma aplicação. De qualquer forma, resolvi testá-lo no dia seguinte que eu pintei o cabelo.

… E deu certo! O produto tirou todo o pigmento vermelho do meu cabelo, não deixou meu cabelo muito ressecado (ele já estava um pouco antes) e manteve a base clara (por casa da água oxigenada dos anos de tintura) do meu cabelo. UHUL! Vou contar direitinho o que fiz.

decapagem decapagem decapagem

O DekapColor é um sistema de decapagem de cabelo. Ele vem com dois produtos e um medidor. O produto de cada frasco deve ser colocado em proporções iguais (1:1) e misturado bem. Eu comprei o de 400mL (200mL cada frasco) e acabei usando no meu cabelo (que é grande) 220mL no total. Você tem que passar o produto como se fosse tinta, mecha por mecha com o cabelo seco, deixando pelo menos 1cm da raiz sem produto. O tempo de pausa é de 30 a 40 minutos e você pode fazer no máximo 2 vezes esse procedimento por dia. Depois de fazer 2 vezes, se você ainda estiver insatisfeita com o resultado, deve esperar 7 dias para fazer de novo. E ah, não repita o procedimento se seu cabelo tiver ficado fraco, elástico, quebrado, ok? Depois é só lavar bem com shampoo e condicionador.

Fiz exatamente como as instruções da caixa diziam e o resultado foi esse: tchau pigmentos vermelhos! A cor final ficou um ruivo beeeeeem claro, puxado pro loiro dourado (tava um pouco mais loiro que nas fotos). O bom foi que não deu muita diferença da cor da raiz pra cor do resto do cabelo não ficou manchado e não ressecou mais quase nada meu cabelo (como eu havia dito, ele já estava ressecado antes).

decapagem decapagem decapagem decapagem decapagem

Só tenho um ponto negativo em relação o DekapColor: o cheiro. Nossa senhora, é horrível! Tem cheiro de esgoto! Sério, esgoto mesmo! Ou seja, não use ele com uma roupa/toalha que você queira usar depois. Use uma bem velhinha, manchada, que você não quer mais. Depois de lavar o cabelo duas vezes com shampoo, o cheiro ainda continuou um pouco. Com mais algumas lavagens ele sai completamente, mas enquanto isso você fica com a cabeça cheirando um pouco a ovo podre mesmo. Eca!

Enfim, o próximo passo a fazer seria tingir ou tonalizar o cabelo para ele ficar com uma cor mais viva e bonita. Eu resolvi tonalizá-lo, já que ele estava com uma cor mais ou menos uniforme. Vou falar toda minha experiência com esse tonalizante no próximo post, mas enquanto isso, vocês podem ver o resultado final: estou acobreada de novo! Só Deus sabe o quanto eu to feliz por ter meu cabelo de volta (só Ele sabe o quanto eu gastei 💸 pra tê-lo de volta também hehe). A diferença entre ele só com o DekapColor e depois com o tonalizante é sutil na câmera, mas ao vivo dá pra notar bem mais!

ruivo acobreado

É isso. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais da minha saga ruiva! E por favor não cometam os mesmo erros que eu!

OBSERVAÇÕES:

Há algumas coisas para serem observadas. Primeiramente, vocês têm que ter a noção de que cada cabelo é diferente e o que funcionou para mim pode não funcionar pra você e vice-versa.  Por isso, sempre aconselho a procurarem um profissional de confiança primeiro, porque ele vai saber quais as necessidades do seu cabelo e o que é melhor pra você. Como vocês viram, nem tudo dá certo quando fazemos as coisas em casa. O barato pode sair caro. Se mesmo assim vocês decidirem fazer tudo em casa, pesquisem bastante na internet sobre o processo. Busquem o máximo de informação para poderem ajudá-los!

Links relacionados:

Ruivices: a tinta que estou usando
Cuidados com o cabelo ruivo
Testei (e não gostei): tonalizante Casting Creme Gloss 6664

<3

Author: Tatyanna Gois

Tatyanna Gois é brasiliense, tem 22 anos e prefere ser chamada de Taty. Cursa Relações Internacionais mas ama fotografia, maquiagens e um bom café coado. É viciada em internet e não vive sem o celular na mão. Ela é daquelas sonhadoras incuráveis, que colocam um pouco do seu coração em tudo que decidem fazer. ♡

Deixe um comentário!